

No último Domingo dia 06 de Junho de 2010 aconteceu no Programa Forquilha Ontem Hoje e Sempre do Célio Cavalcante (FM 98,7)
MESA REDONDA debantendo a situação do
Açude Forquilha...Participaram do debate: José Amaro (DNOCS - CRAF), Rômunlo Marques (COMDEMA), Ernesto Teófilo(Colônia de Pescadores Z68) e Célio Cavalcante (DNOCS e apresentador). Entre as discussões foram abordado que: o açude ainda continua com sua águas poluídas; que na bacia do açude existem 2.339 habitantes (censo 2000); que conforme levantamento do DNOCS existem187 vazanteiros explorando atividade agropecuária; que existe um rebanho bovino de 2.450 cabeças (inventário COGERH -2007); que a área da bacia hidrográfica é de 190,73 km2 (DNOCS- COGERH); que a ocupação dessa área não segue um planejamento adequado, tendo ocorrencias diversas como: a) agricultura de vazante; b)criação de animais; c)desmatamento e queimadas para plantio; d)balneário para lazer; e) industrias de reciclagem e fabricação da Cal e f) comunidades riberinhas desprovidas dos serviços de saneamento básicos . Que essa ocupação desordenada propicia a produção de poluentes que vão direto para as águas do açude. Que a partir de 2007 com o colápso do abastecimento da cidade em virtude da pouca água e da poluição, se iniciou os primeiros trabalhos relacionados com a revitalização do açude Forquilha. Que o DNOCS - SRH/COGERH - ANA - SEMACE e Prefeitura Municipal - Criaram o CRAF - Comitê de Revitalização do Açude. Que é preciso união de todos(poder público e sociedade civil organizada) para reverter os grande problemas que ainda envolve o açude. Que atualmente muita coisa já está acontecendo para a melhoria da qualidade das águas como:
Retirada dos animais da faixa da APP; Controle da pesca predatória; campanhas educativas nas escolas; Cursos de Educadores ambientais; projetos de pesquisa na área de Extensão Rural (UFC); além de intenso trabalho do DNOCS local para acompanhar os contratos dos vazanteiros de modo a exigir o cumprimento da legislação ambiental... Que o açude deve ser revigorado já que o mesmo é o
Cartão postal da cidade , razão maior da existência do município...(Amaro)